A metologia DISC foi desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marston em seu livro: As emoções das Pessoas Normais, publicada em 1928, apresentou o seu método de compreensão dos padrões de comportamento, temperamento e personalidade das pessoas.
· Dominance (em português, dominância), no qual são analisados o controle, o poder e a assertividade. · Influence (influência), que se relaciona às comunicações e relações sociais. · Steadnisess (estabilidade), que se volta para a análise da paciência e da persistência. · Conscientiousness (conformidade), no qual são analisados os aspectos relativos à estrutura e à organização.
|
A metodologia apresenta quatro tendências básicas de como as pessoas orientam os seus comportamentos:
Vantagens a aplicações:
· Possibilita aprimoramento das habilidades de liderança e relacionamento interpessoal, · Permite a construção de metas congruentes com cada composição de perfil, levando em consideração os pontos fortes e pontos de melhoria; · Facilita a diminuição de conflitos e ruídos de comunicação entre os colaboradores de uma equipe; · Oferece um direcionamento eficaz para a contratação e relocação de colaboradores de modo a colocar as pessoas certas nos lugares certos; · Aumenta a produtividade por meio da congruência entre diferentes tarefas e seus respectivos perfis; · Facilita a construção de equipes de alta performance.
|