Faça uma autoavaliação!
Sua comunicação tem sido Assertiva, Agressiva, Passiva ou Passiva-Agressiva?
Conceitos:
1 Assertivo: Comunicação capaz de construir relações eficazes e de estabelecer uma atitude negociadora em situações de conflito. O detentor deste comportamento é transparente na linguagem e na expressão de ideias e sentimentos. Sabe ouvir e ser empático com o outro. É fácil lidar com ele porque exprime, sem constrangimento, seus sentimentos positivos e negativos, ouve as críticas e negocia sem ataque pessoal. Ele diz não sem se sentir culpado e, o que é importante, aceita o não do outro.
2 Agressivo – É caracterizado pela necessidade de dominar o outro. Uma pessoa quando opta pela agressividade é capaz de passar por cima do outro para atingir seus objetivos. Sente-se superior e, por isso, menospreza, deprecia e desrespeita os direitos do outro. É fácil identificá-lo. A pessoa mostra-se autoritária, intolerante, dona da verdade, fala alto, interrompe o outro, tem dificuldade de ouvir e é irônica.
3 Passivo – seu principal objetivo é não desagradar o outro. Busca a harmonia e foge do conflito, mesmo à custa de seus próprios interesses. Tem dificuldade de dizer não, o que leva a que se aproveitem dele. É comum usar expressões do tipo: “Não quero incomodar”, “Não vou tomar muito seu tempo”, “O que for melhor para você é bom para mim”. Dificilmente dá opiniões e concorda facilmente com a opinião do outro. O passivo espera que as pessoas compreendam o que ele deseja, tem discurso confuso, atitude defensiva, postura encolhida, inquieto. Culpa-se de tudo, odeia o assunto, evita a abordagem direta, frequentemente solicita aprovação, cede facilmente, gera simpatia, faz com que as pessoas se sintam culpadas em pedir-lhe as coisas etc.
4 Passivo-Agressivo – Este possui uma comunicação mista, com elementos de agressividade e passividade. Ansioso em acertar contas sem correr riscos de confronto. É um comportamento frequentemente encontrado em pessoas que querem se afirmar sem terem poder para tanto. Quem tem este estilo de comportamento utiliza o mínimo de contato visual possível, mas olha para frente mais que para o chão. Lacônico, suspira de impaciência. Utiliza uma postura fechada, dá respostas indiretas, faz alusões sarcásticas, tem senso de humor irritante. Faz “acerto de contas” indiretamente. Caracteriza-se, principalmente, pelo seu jeito manipulador. É superficial nas suas relações interpessoais. É fácil identificá-lo, normalmente ele se apresenta com um humor sarcástico, faz chantagem emocional, faz os outros se sentirem culpados, distorce as palavras do outro e fala por indiretas.
Após sua autoavaliação vamos aos passos:
Passo 01
Comunicação eficaz
Os gestores devem se comunicam para transmitir ideias, informações, decisões e sentimentos a seus subordinados. O objetivo dessas comunicações é influenciar a compreensão, o comportamento ou as ações do outro. Tenha uma comunicação sempre intencional.
Passo 02
O processo e sua complexidade
A comunicação é, antes de tudo, uma troca de significados. O importante não é só as palavras que são usadas e sua fisiologia, mas como é possível entender o outro, suas referências, seu jeito de perceber o mundo, de forma que a comunicação seja eficaz. Invista em compreender os significados que as pessoas estão transmitindo através da linguagem escrita ou falada e tom de voz, gestos, expressões faciais e olhares.
Passo 03
Planejando a comunicação
Toda comunicação deve ser planejada, pois o processo é complexo e nem sempre o tratamos dessa forma.
Quando for comunicar, leve em consideração:
- Qual é o propósito da comunicação – o que você espera que aconteça depois? Visualize a cena!
- Quem é o receptor? Características pessoais e profissionais;
- Qual o grau de complexidade da ação posterior?
- E o impacto do erro?
- Quais formas de comunicação seriam as mais eficazes no caso? – Seja flexível.
- Pergunte-se – O QUE PODE DAR ERRADO?
Fez sentido para você?
Se sim, compartilhe e contribua para que mais pessoas melhorem sua comunicação.
#DesenvolverRH
#Comunicação